sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

ADVENTISTAS DO SÉTIMO DIA

FUNDADOR: Guilherme Miller nasceu em 1787, em Pittsfield, Massachutss, EUA. Ellen G. White nasceu em 1827.
ESCRITURAS: Considera os livros de Ellen White inspirados por Deus. O livro O Grande Conflito é considerado uma obra-prima. Outras publicações são: Vida de Jesus, Patriarcas e Profetas, Veredas de Cristo, O Desejado de Todas as Nações.
DEUS: Crê na Trindade. Mas há evidências que no começo o movimento não acredoitava na Trindade.
JESUS: Jesus e o arcanjo Miguel são a mesma pessoa. Possui natureza pecaminosa, não concluiu a obra de Redenção na cruz. Está fazendo o juízo investigativo.
ESPÍRITO SANTO: É uma pessoa divina.
SALVAÇÃO: Pela obra de Cristo na cruz, a qual ainda será concluída. Há pecados perdoados, mas não extirpados. Satanás arcará com os pecados dos crentes e quando for aniquilado, os pecados serão cancelados. Guarda do Sábado é essencial à salvação.
MORTE: Após a morte, o espírito, que não é uma personalidade, mas apenas um fôlego de vida desaparecerá juntamente com o corpo - o sono após a morte.
OUTRAS CARACTERÍSTICAS: Aniquilamento dos ímpios. Jesus, em 1844, passou do primeiro compartimento do Santuário Celestial para o Santo dos Santos para concluir a obra de Redenção, onde está ocorrendo o juízo investigativo.

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

TESTEMUNHAS DE JEOVÁ

FUNDADOR: Charles Taze Russel (1852-1916), depois vieram Joseph F. Rutherford, Nathan Knorr e Fred Franzs. Começaram em Pensilvânia, Estados Unidos em 1879. A sede se encontra no Brooklyn, Nova York, EUA.
ESCRITURAS: A Bíblia (Tradução do Novo Mundo).Todas as publicações atuais da Torre de Vigia. As revistas: A Sentinela e Despertai!, publicadas quinzenalmente.
DEUS: Deus é uma pessoa, cujo nome exclusivo é Jeová. Não crêem na Trindade. Jesus foi o primeiro ser criado por Jeová.
JESUS: Jesus é um deus. Antes de vir ao mundo, ele era o arcanjo Miguel. Jeová criou o universo por meio de Jesus. Quando Jesus estava na Terra, ele foi um homem que viveu perfeitamente. Depois de haver morrido numa estaca (não numa cruz), foi ressuscitado como espírito e seu corpo foi destruído. O homem Jesus não existe mais. Jesus não virá outra vez. Ele já veio invisivelmente em 1914, em espírito. Em breve haverá a Batalha do Armagedon, quando todos os que não são Testemunhas de Jeová perecerão.
ESPÍRITO SANTO: É a força ativa invisível de Jeová. Não é pessoal.
SALVAÇÃO: Ser batizado como Testemunha de Jeová. A maioria dos seguidores tem que ganhar a vida eterna na Terra, trabalhando de casa em casa. A salvação no céu está limitada aos 144 mil ungidos.
MORTE: Os 144 mil viverão no céu como seres espirituais. O remanescente dos justos, a grande multidão viverá na Terra e obedecerá a Deus perfeitamente por 1000 anos. Depois, deverão suportar a prova final, quando Satanás for solto do poço do abismo.
OUTRAS CRENÇAS: Reúnem-se aos domingos nos Salões do Reino. Os membros ativos são instruídos a distribuir literatura de casa em casa. Uma vez por ano celebram a Refeição Noturna. Só os ungidos podem participar. Não comemoram feriados nem aniversários. Não saúdam a bandeira, não prestam serviço militar, não aceitam transfusões de sangue. Crêem que a guerra do Armagedon em breve ocorrerá.


Trabalho coligido

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Religiões, Seitas e Heresias - explicativo e comparativo

LEGIÃO DA BOA VONTADE - LBV
FUNDADOR:
Alziro Elias David Abraão Zarur
ESCRITURAS:
Declara que a Bíblia está cheia de erros devido ao estado evolutivo dos seus autores. Não crê na inspiração divina da Bíblia. Ensina que a Sagrada Escritura tem suas fábulas e lendas.
DEUS:
Deus é inteligência infinita. Poder impessoal controlando o Universo.
JESUS:
Negam a divindade do Filho de Deus. Negam que Jesus tenha morrido na cruz para salvar os pecadores. Negam que Jesus teve um corpo físico. Falam de corpo fluídico aparente. Negam o nascimento virginal de Jesus.
ESPÍRITO SANTO:
Dizem que é um conjunto dos espíritos: puros, superiores, bons, a falange sagrada. Negam a personalidade e a divindade do Espírito Santo.
SALVAÇÃO:
A fé em Jesus não propicia salvação. A reencarnação é admitida. Os pecados não podem ser perdoados pelos méritos de Cristo.
MORTE:
Não há ressurreição. Por ocasião da morte, ocorre o desprendimento da alma, que ainda fica algum tempo ao lado do corpo. Depois, viaja rumo ao mundo dos espíritos, onde receberá instruções para evoluir e aguardar o tempo de reencarnar.
OUTRAS CARACTERÍSTICAS:
Seu fundador cultua seu irmão Satanás. A LBV não admite a existência do céu e do inferno, não crê na ressurreição dos corpos, no julgamento após a morte e na possibilidade de perdão.



Trabalho coligido